segunda-feira, 17 de junho de 2013

Greve dos professores

Este não é só um blog de moda ou seja lá o que é, mas é também um blog sobre a actualidade e como tal, quero vos falar do tema do dia: a greve dos professores.
A FENPROF diz que houve uma adesão de 90%, a mim parece me que é um número exagerado pois, praticamente em todas as escolas houve exames, o problema é que não foram todos os alunos que poderam fazer exame, e, na minha opinião é aqui que está o maior erro desta greve. Vamos por partes.
Em primeiro lugar o direito à greve é um direito de trabalhadores para defender os seus próprios interesses e tem como objectivo lesar o empregador, que neste caso é o Estado, uma vez que estamos a falar de professores da função pública. Ora, este objectivo está cumprido. Sendo um direito dos professores não acho que devam ser eles os criticados, ou os responsabilizados pela opinião publica pelos danos criados aos alunos, que são neste caso "danos colaterais".
Aqui quem deve ser responsabilizado seria então o Governo. Porquê? Porque uma vez que não foram decretados serviços mínimos então cabia a este arranjar uma solução para que se resolvesse o problema, que neste caso seria adiar os exames do dia de hoje para outro dia. Mas não foi isso que se fez. E hoje vejo violado o principio da igualdade porque enquanto uns alunos não fizeram exame outros tiveram a oportunidade de o fazer, o que pode ser injusto tanto para uns como para outros, porque enquanto uns vão ter mais dias para estudar, outros têm o problema resolvido, não têm que pensar mais nisso, e não correm o risco de ter uma exame mais difícil. Não é este o cerne da questão, o problema não é uns terem um exame mais ou menos difícil ou terem mais ou menos tempo para estudar.
O problema é que mais uma vez o Estado não deu resposta a uma crise, como não tem dado nos últimos tempos. Não resolveu o problema, criou mais problemas! Deixou a bomba rebentar para depois mais tarde resolver marcar outro exame, coisa e que poderia ter feito desde inicio, ter poupado dores de cabeça a muita gente, ter defendido os direitos e interesses de todos e ter corrido tudo bem sem necessidade de haver lesados.
Como disse supra, a greve visa lesar o empregador, mas hoje os maiores lesados foram os alunos e isto não foi culpa dos professores, mas sim do Governo que criou um jogo de ver quem era o mais forte e quis sair desse jogo com a vitória sem se preocupar com verdadeiros interessados.
Àqueles que ainda não fizeram exame, estudem! Aos restantes, boa sorte com as notas.

XOXO

Sem comentários:

Enviar um comentário